quarta-feira, 15 de maio de 2013

Macarrão caseiro - faça sua massa em casa

E aí pessoal tudo bem? Voltando com o blog com força total!!! Vou começar com uma receita bombástica que eu fiz!!! E foi um sucesso!!

Eu adoro desafios na cozinha, por isso quando cismo de fazer uma receita, eu pesquiso, me informo e parto pra luta.


Um dia em casa me lembrei do aniversário de 15 anos da minha prima, onde uma das tias dela fez macarrão caseiro, a massa ficou um espetáculo, nunca comi um macarrão assim... foi aí que veio a ideia, porque eu não tento fazer?? E o resultado.....

Ingredientes:

Massa: 

5 ovos pequenos (ou 4 grandes)
500 gr de farinha de trigo
1 colher de chá de sal

Molho:

1 sachet de molho refogado pronto
300gr de carne moída refogada

Modo de preparo:

Primeiro coloque a farinha numa bacia, misture o sal.
Agora abra um buraco no meio da farinha e acrescente os ovos, vá amassando lentamente.
Ela dará um ponto mole, porém soltará das mãos. Como na foto abaixo:

Agora você deverá colocar um pouco de farinha numa superfície lisa, limpa e firme (pode ser uma mesa, por exemplo) e coloque a massa. Passe farinha num rolo de macarrão também e na faca que você vai usar, como a massa é molinha a farinha evita que ela grude.

Abra a massa com um rolo numa espessura de uns meio centímetro:
Depois de abrir corte a massa em tiras, não corte muito grossa, pois como elas ainda vão cozinhar, vão inchar um pouquinho.

Coloque para ferver mais ou menos uns 2 litros de água, coloque um pouco de sal na água quando começar a ferver e um fiozinho de óleo.

Agora basta colocar suas tirinhas de macarrão na água fervendo, só coloque poucos por vez, se não gruda.


Depois que tiver cozido, mais ou menos uns 10 minutos, mas antes disso tire um pedacinho e vai provando até ficar do seu gosto (eu prefiro mais durinho - all dente).

Vamos escorrer num escorredor de macarrão, não é necessário lavar, porque ele não tem goma, mas pode dar uma lavadinha rápida se ele ficar grudado.

Vamos agora ao molho!!!

Eu aqueci 1 sachet daqueles molhos prontos de tomate, como acho muito forte o gosto, coloco um pouquinho de água (meio copo), orégano e pimenta a gosto.

Fiz uma carne moída refogadinha (receita em breve no site).


Montagem:

Coloquei o macarrão numa travessa, a carne moída e o molho de tomate por cima. Agora coloquei um queijinho ralado e levei no forno por uns 10 minutos só para gratinar.

Ficou uma delícia!!!! Então, mãos a obra!!! Não deixe de mandar seu comentário!! Beijos e até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário